POSSUI ALGUNS DOS SINTOMAS?

AGENDE SUA CONSULTA AGORA!

"A principal complicação da disfagia afeta diretamente o estado nutricional, pois a ingestão de alimentos líquidos e sólidos é reduzida por serem facilmente inalados, causando pneumonia por broncoaspiração."

O que é Disfagia?

A disfagia – dificuldade para engolir – pode ter consequências graves para a saúde, pois um desvio da alimentação ou da saliva pode bloquear parcial ou completamente as vias aéreas. Esses desvios podem ser facilitados pelo envelhecimento natural das estruturas envolvidas na deglutição (como lábios, língua e bochechas), bem como em doenças neurológicas (Parkinson, Alzheimer, acidente vascular cerebral), distrofia muscular e câncer de cabeça e pescoço. O Dia Nacional de Conscientização da Disfagia, comemorado em 20 de março, ressalta a importância de falar sobre a doença.

A principal complicação da disfagia afeta diretamente o estado nutricional, pois a ingestão de alimentos líquidos e sólidos é reduzida por serem facilmente inalados, causando pneumonia por broncoaspiração.

A dificuldade de deglutição pode ser agravada pela perda dentária e pelo uso de próteses mal adaptadas, que podem alterar a estrutura da face, podendo afetar ainda mais a mastigação.

Sintomas e Tratamentos

Alguns dos principais sintomas são asfixia ou tosse ao comer, dor ao engolir ou sensação de que o alimento fica preso na garganta. 

Se não for reconhecida e tratada, a disfagia pode ser a causa de desidratação e desnutrição devido à dificuldade em comer.

O tratamento varia de caso para caso. Em geral, exercícios de força e coordenação para a língua podem ser realizados, e até mesmo a posição da cabeça pode ser alterada durante a alimentação.

 

Assistência especializada para o tratamento de disfagia?

Dr. João Jovino, na Meddicine, oferece tratamento especializado a seus pacientes por meio de uma equipe especializada que atua de forma integrada, visando proporcionar uma assistência completa. Nossa equipe atua conjuntamente buscando soluções de acordo com cada caso.

Dependendo da avaliação da gravidade da disfagia, a alimentação dos pacientes pode ter diferentes tipos de consistência. “Quando os pacientes apresentam disfagia leve a moderada, são realizadas as modificações de consistência da dieta e/ou a recomendação do uso de espessante alimentar, enquanto que, na disfagia grave, há a necessidade da indicação de vias alternativas de alimentação”, relata Dr. João Jovino.

Em caso de dificuldade para engolir os alimentos ou qualquer outro sintoma da disfagia, entre em contato com a nossa equipe clicando aqui ou preencha o formulário abaixo para podermos lhe contactar. 

Nossa equipe está sempre preparada para lhe ajudar e melhorar sua qualidade de vida.

Teremos todo prazer em recebe-lo em nossa clínica

× Nos envie uma mensagem